Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Entrevista: Psicologia na Pandemia

quarta-feira, 10 de março de 2021
Entrevista: Psicologia na Pandemia A psicóloga Cristiane Ap. Ferreira (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste jornal, há alguns anos, pela primeira vez um profissional da Psicologia entrevistou outro profissional psicólogo. Na ocasião, o nosso colunista Rodrigo Fenando Ribeiro entrevistou seu colega de profissão, José Antônio Lofrano. Desta vez, Rodrigo nos trouxe outra colega, a psicóloga Cristiane Ap. Ferreira (CRP-04/61593), esclarecendo à população sobre a crescente descoberta da importância da Psicologia, da saúde mental, além dos cuidados com a saúde física. Confira, abaixo, a entrevista na íntegra.
 
Rodrigo: Cristiane, como você tem percebido o aumento da compreensão da maioria da populaçãopela necessidade de buscar cuidar também da mente e não somente do corpo, especialmente nessa nossa época de provações, tribulações, em função da pandemia causada pela Covid-19?

Cristiane: Por meio do convívio e do diálogo com as pessoas, fica evidente que a maioria da população tem se mostrado mais preocupada com o cuidado da saúde mental, e não apenas com o corpo. É notório o aumento da procura por consultórios psicológicos, principalmente em função da pandemia. As pessoas têm se revelado cada dia mais angustiadas, ansiosas, inseguras, tristes e outros sentimentos ocasionados pelo isolamento social, alémdas incertezas do futuro decorrentes ao período que vivenciamos.

Rodrigo: É aconselhável às Clínicas de Fisioterapia, bem como às Academias de Educação Física, que façam parceria com profissionais da Psicologia, a fim de que cada cliente não tenha a ilusão de que basta cuidar somente do corpo para se obter bem estar. Conte-nos um pouquinho da sua importante parceria com a Clínica de Fisioterapia Fisiofran, localizada na cidade de Guaranésia-MG.

Cristiane: Sim! É aconselhável, é relevante que as clínicas de fisioterapia, clínicas de nutrição, academiasentre outros estabelecimentos aqui não citados, tenham entre seus colaboradores um profissional da Psicologia. Pois, quando uma pessoa se conhece melhor, tem consciência de seus limites, resistências e erros, apresenta maiores chances de acertos em suas escolhas e, assim,maior será a probabilidade de sucesso. Sem dúvidas, uma avaliação psicológica irá auxiliar neste processo. Acredito que para se chegar ao bem-estar corpo e mente, ambos devem ser trabalhados juntos; não basta apenas cuidar do aspecto físico, é necessário cuidar também das emoções e dos sentimentos! A parceria com a Clínica Fisiofran ocorreu recentemente, porém acredito que renderá bons frutos, pois se trata de uma Clínica de Fisioterapia atuante na cidade há anos, e leva consigo seriedade e competência! Prioriza sempre o paciente e traz constantemente novidades, com o objetivo de proporcionar sempre bem-estar.

Rodrigo: A tecnologia avançou de modo impressionante, e tudo indica que continuará seguindo nessa galopante ascensão. No entanto, o avanço técnico-científico infelizmente não é acompanhado pela renovação da mente. Muitas das condutas de muitos indivíduos ainda são descontroladamente impulsivas, instintivas, primitivas. Muitos pretendem conquistar o autocontrole, mas sabemos que o autocontrole não pode ser alcançado sem uma eficaz jornada pela alma, um processo que em Psicologia denominamos autoconhecimento. Fale-nos um pouco mais dessa necessidade que todos nós temos de nos conhecermos melhor, a fim de podermos conviver de modo mais civilizado.

Cristiane: Com toda a tecnologia atual e desenvolvimento de sistemas, o ser humano tem cada vez mais se distanciado de si mesmo. Acredito que o ser humano apresenta uma gigantesca necessidade do conhecimento de si. O processo do autoconhecimento é árduo, mas adquirir essa habilidade é relevante para lidar com todas as responsabilidades impostas pela vida. O desenvolvimento do autoconhecimento vem com a prática da reflexão sobre as próprias ações, e na execução de novos e melhores hábitos em nossas vidas. A prática de se conhecer melhor traz ao ser humano um controle maior de seus pensamentos e emoções. O autoconhecimento é essencial para que possamos viver com maior harmonia, respeito, alegria e satisfação.

Rodrigo: Deixe sua mensagem final aos leitores deste jornal, nessa época de tantas privações, mas também de oportunidades de reflexões sobre o significado da vida e da nossa existência na Terra.

Cristiane: Primeiramente gostaria de deixar meu muito obrigada ao Jornal pelo convite. Atualmente vivenciamos momentos de tensão e medo por conta da pandemia... Muitas questões são levantadas, incertezas sobre como controlar a doença, sua gravidade, além da imprevisibilidade do tempo de duração, as mudanças nas rotinas familiares etc. Porém, quase em nenhum momento de nossas vidas paramos e observamos que todo acontecimento traz consigo dois lados(negativo e positivo). Será que talvez este não seja o momento ideal decorrigirmos alguns rumos de nossas vidas, aprender algo diferente, dar uma pausa parareconectarmos com quem somos de verdade, estimularmos a criatividade e dedicarmos verdadeiramente aos nossos sonhos que talvez estejam um pouco esquecidos?Certamente este período vivenciado traz oportunidades de análise minuciosa sobre nossas crenças, e buscas por alternativas do que iremos fazer quando tudo voltar a uma certa normalidade! Reflita! Se cuide e acredite que tudo isso irá passar... Vai passar!

Comente, compartilhe!