Guaxupé, sexta-feira, 29 de março de 2024
Rodrigo Fernando Ribeiro
Rodrigo Fernando Ribeiro Psicologia e Você Rodrigo Fernando Ribeiro é psicólogo (CRP-04/26033).

Psicólogo não é super-herói nem Jesus Cristo

terça-feira, 26 de janeiro de 2021
Psicólogo não é super-herói nem Jesus Cristo

Quando você precisar de um profissional da Psicologia...
É bom desfazer suas primitivas ilusões.
Esteja você esclarecido!
Psicólogo não tem superpoderes.
Também não faz milagres.
Psicólogo é gente. Não é Jesus Cristo.
Antes do título que lhe confere especialidade no comportamento humano, o psicólogo também está sujeito a, vez ou outra, não saber explicar, não saber orientar, não ser eficiente em interpretar, perder a paciência, não ser tão gentil o tempo todo. Cabe ao ser humano conhecer apenas fragmentos da verdade, e experimentar a realidade da vida – uma vida que é limitada, frágil, passageira.
Quem vai ao psicólogo pensando que ele é um mago detentor de certos poderes de adivinhação, que possui solução mágica e sempre rápida para todos os problemas, está enganado.
O psicólogo é mais um companheiro de viagem da existência.
É aquele que te ajuda a pensar junto. Que está sim habilitado a te fazer enxergar, em você mesmo, conteúdos inconscientes que você, até então, claro, desconhecia. É aquele que, te fazendo refletir, pode te ajudar a corrigir pensamentos ou percepções equivocadas a respeito de algo, de alguém, ou de você mesmo.
Convivendo com um psicólogo, seja ele teu familiar ou amigo, você poderá compreendê-lo melhor.
Precisando dele para uma franca ajuda analítica, tornando-se você um cliente, você poderá aproveitar o que de melhor o psicólogo conseguir te passar em informações, conhecimentos e sabedoria – menos em ilusões e nada de zombaria.
 
 

Comente, compartilhe!