Guaxupé, quinta-feira, 18 de abril de 2024
Lenine Martins Faria e Rodrigo Fernando Ribeiro
Lenine Martins Faria e Rodrigo Fernando Ribeiro EducaMente Lenine é pedagoga e Rodrigo é psicólogo (CRP-04/26033). Rodrigo atua em Guaxupé e Guaranésia, Lenine em Guaranésia.

Angústias da alma

quinta-feira, 12 de novembro de 2020
Angústias da alma

Com a palavra, a pedagoga Lenine Martins Faria

Sabe aquela sensação de vazio, tristeza profunda, um sufocamento no peito, uma dor que devasta sua alma e deixa uma ferida aberta em seu coração?
Parece até que desconhecemos a alegria ou simplesmente não encontramos mais tanto sentido nessa vida.
Estou me referindo às angústias da alma... aquela angústia que cada um tem, que cada um sabe onde mais dói, onde precisa encontrar forças e superar.  Ela pode ser percebida após uma grande perda, a perda de um ente querido, de um amigo próximo, de algo material ou um amor.
É também comum sentir angústia depois de não se alcançar um objetivo, quando “quebramos a cara” e tudo sai errado; seu castelo se desmorona e você não sabe por onde recomeçar.
Às vezes, meio assim, sem se notar, um descontentamento, uma decepção, uma doença, um simples incômodo no trabalho, em casa, vai tomando conta do seu interior e você se vê sem paz, talvez só, e ela, a angústia, vai crescendo... Você não se sente mais a mesma pessoa. Perdeu aquele brilho no olhar, perdeu o humor, o entusiasmo, o encantamento pelas coisas simples da vida, perdeu a esperança.
Talvez mais triste que descobrir os sintomas da angústia, seja não se permitir receber ajuda, tentar encontrar uma solução, uma saída, se dar uma chance para ser feliz. 
Saiba que todos nós somos imperfeitos e estamos aqui para errar e acertar, ganhar e perder. O importante de tudo é tentar viver, e nunca deixar de acreditar em si mesmo. É preciso sonhar e ter fé. 
Procure uma ajuda profissional, fique perto de quem te faça bem. Quando não souber o que fazer, olhe para alto, faça uma oração, sinta Deus cuidando de ti, ouça uma música que lhe traga ânimo, chore por sua perda, sinta sua dor. Repare o que está ao seu redor, existem problemas maiores ou piores que o seu.
Seja grato por tudo, perdoe! Pouco a pouco suas feridas serão cicatrizadas, seu vazio preenchido e, um dia, perceberás o quanto aprendeu, superou e evoluiu. Verás que será capaz de olhar e viver a vida sobre outra perspectiva, e sua angústia será apenas uma lembrança do que já passou, daquilo que te fortaleceu, lhe trazendo paz, e doces sorrisos.

Com a palavra, o psicólogo Rodrigo Fernando Ribeiro


A expressão psique, que deu origem a palavra Psicologia, significa alma.
Psicólogos são cuidadores da alma.
A alma se felicita até abundantemente, mas também se entristece, não raro severamente.
Ficamos felizes porque temos sim, nesta vida na terra, algumas oportunidades de satisfação pessoal e coletiva.
Ficamos amargurados, porque também enfrentamos tribulações.
A brisa nos acalma.
O turbilhão nos perturba.
Na calmaria, sentimos prazer e alívio.
Na agitação, ficamos tensos e amedrontados.
Sendo a alma imaterial, de natureza espiritual e eterna, precisa se nutrir e se aquietar daquele que é Eterno: Deus.
Deus é Espírito.
Em Deus os crentes se fortalecem.
É necessário a cada um de nós buscar na colaboração compassiva, afetuosa, oferecer nossa parcela de ternura para o bem comum, para que haja comunhão, partilha, num exercício diário de genuína e salvífica compaixão.
Individualmente somos fracos. Mas quando unidos, nossa força irradia e pode promover a paz.

 
 
 
 
 
 

Comente, compartilhe!