Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Lenine Martins Faria e Rodrigo Fernando Ribeiro
Lenine Martins Faria e Rodrigo Fernando Ribeiro EducaMente Lenine é pedagoga e Rodrigo é psicólogo (CRP-04/26033). Rodrigo atua em Guaxupé e Guaranésia, Lenine em Guaranésia.

Autocontrole

quarta-feira, 4 de novembro de 2020
Autocontrole

Com a palavra, a pedagoga Lenine Martins Faria

Respire fundo, calma, conte até dez...
Já praticou ou ouviu essa frase? Pois bem, se sim, bom sinal, significa que está praticando seu autocontrole.
Autocontrole é uma qualidade que o ser humano possui ou pode adquirir diante de muitas situações do dia a dia, e percebe que não possui controle de suas emoções ou age impulsivamente, perdendo até sua razão.
É uma característica que auxilia a pessoa a lidar com os problemas, respondendo de forma pacífica e positiva, convivendo bem nas relações com a família e no trabalho.
Mas não significa que você precisa ter sangue de barata. Seja inteligente e saiba que autocontrole vai além, que somente a forma como você reage é também a forma como você internaliza essas emoções, limitando a selecionar o que te faz bem, o que soma para sua vida.
Ter inteligência emocional e social é ter autocontrole. Isso é ter equilíbrio e saber dominar seus desejos, reagindo de forma responsável, evitando comportamentos impulsivos, agressivos, pensando no futuro e agindo de forma mais assertiva.
E depois de ler toda essa explicação, você visualiza que precisa melhorar seu autocontrole? Por onde começar?
É necessário entender que a necessidade da mudança é um passo.Depois, comece a praticar, se conheça e amadureça. Perceba o que te provoca irritação e evite situações que te desestabilize emocionalmente. Agiu impulsivamente, de forma grosseira, tenha humildade, peça desculpas.  Errou, reconheça sua falha, recomece. Respire fundo, tome um tempo, pense primeiro antes de responder ou resolver algo conflituoso. Não discuta, tolere mais, tenha sabedoria, fique em silêncio. Perdoe. Seja flexível, resiliente, tenha bom humor.
Pratique meditação, comece agradecendo, visualize coisas boas para seu dia e deixe para lá o que não é importante e desnecessário. Não se sobrecarregue, dê um passo de cada vez e, no final, acredite, tudo se resolverá, tudo dará certo.
Difícil? Sim. Para muitos, um desafio... mas não é impossível. Para sua qualidade de vida, acredite, é necessário.

Com a palavra, o psicólogo Rodrigo Fernando Ribeiro


Todos pretendem ter autocontrole.
Mas são poucos os que se dão conta que antes do autocontrole é necessário passar pela jornada do autoconhecimento.
O autoconhecimento é um processo doloroso, mas também fascinante, libertador e inesquecível.
Saber quem você é, identificar virtudes e melhorá-las ainda mais, bem como reconhecer falhas de caráter e corrigi-las, poderá te colocar numa situação de autocontrole.
No Livro de Provérbios, das Sagradas Escrituras, existe uma frase interessante que diz assim: “Paciência vale mais que valentia, e dominar a si mesmo vale mais que conquistar uma cidade.” (Pr 16, 32).
Note que a frase está se referindo ao autocontrole.
Agora compreenda: A conquista do autocontrole não está relacionada apenas à dimensão psíquica; o autocontrole também se conquista por meio dos cuidados com a nossa dimensão física, corporal. Nosso corpo precisa estar bem nutrido, bem hidratado, bem higienizado, precisa estar em movimento, precisa sentir prazer, precisa descansar.
Somos corpo-mente. Nossa mente ficará sadia se nosso corpo estiver sadio. Não podemos pretender cuidar da mente e menosprezar os cuidados com o corpo, nem ficarmos obsessivos nos cuidados corporais e nos esquecermos da saúde mental.
Autoconhecimento é saber que temos mente e corpo, e que existem leis que regem o bom funcionamento mental e corporal. Quando obedecemos tais leis promotoras de saúde, maiores serão as chances de nos mantermos mais conscientes de quem somos, mais controlados diante das adversidades. Mais controlados significa menos ansiosos, menos angustiados, não tão preocupados nem tão estressados, mais esperançosos e mais gratos perante a vida.

 

Comente, compartilhe!