Guaxupé, terça-feira, 23 de abril de 2024
Lenine Martins Faria e Rodrigo Fernando Ribeiro
Lenine Martins Faria e Rodrigo Fernando Ribeiro EducaMente Lenine é pedagoga e Rodrigo é psicólogo (CRP-04/26033). Rodrigo atua em Guaxupé e Guaranésia, Lenine em Guaranésia.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020
Fé

Com a palavra, a pedagoga Lenine Martins Faria

Fé...
Ela está em nós, no inconsciente, na sintonia com o Onipotente.
Não podemos ver, palpar, mas podemos sentir quando somos tocados por sua força, como uma alavanca que nos leva além. 
Fé é o fôlego da vida, é alimento da alma, é relacionamento com Deus.
A fé desafia nossa própria razão, nos faz crer no improvável e no impossível.
Quando nada temos, só ela é capaz de nos movimentar para continuar...
Mesmo sem acreditar que exista um Ser de bondade, que cuida de nós e pode suprir nossas necessidades, você se pega olhando para o futuro acreditando em uma energia capaz de trazer mudanças, trazer aquilo que só seu coração sabe e espera.
Acreditar e esperar nessa energia são formas de ter fé. Fé é remédio que muita gente precisa, pena não ser estocável ou vendida... pena não estar em um frasco com uma poção pronta a ser distribuída e semeada para aqueles que já a perderam em seu caminho, ou ainda não descobriram seu valor e poder.
Fé é alicerce de sonho, é caminhar longe da escuridão. É ter consigo a chave que abre as portas do Céu, que te leva ao Pai em suas orações, em forma de vibrações positivas, no ato da decisão em esperar, acreditar, confiar.
Que a luz da fé brilhe sempre em seu coração num sentimento que te conduz, que cura, que te impulsiona.
Fé para dias de trevas, caminhos incertos, fé para cada resposta difícil e situação complicada, fé para cada começo e recomeço, fé para cada desejo que almeja. 
Fé para trilhar sua jornada, fé em cada amanhecer...
Fé ontem, fé hoje, fé sempre!

Com a palavra, o psicólogo Rodrigo Fernando Ribeiro


A fé não está necessariamente vinculada à uma crença religiosa.
Walt Disney acreditou que, partindo do desenho de um rato, poderia criar um grande sucesso no mundo do entretenimento! Dito e feito! Depois de Mickey Mouse, o mundo inteiro passou a conhecer os feitos da Disney World, em parques temáticos, nos Cinemas, nos Gibis, nos produtos e muito mais.
Aqui no Brasil, podemos falar em Mauricio de Sousa, que também teve fé nele mesmo, acreditou que poderia fazer bons desenhos, que conseguiria criar personagens e estórias interessantes; acreditou no apoio que recebeu da família, especialmente de seus pais, para continuar a aprimorar seus desenhos, mesmo depois de ter sido reprovado por um grande cartunista da sua época. Mauricio creu e venceu! Superou os obstáculos, foi mais forte que as dificuldades. E o mundo inteiro também passou a conhecer a divertida Turma da Mônica.
Arnold Schwarzenegger, austríaco, acreditou que faria sucesso nos Estados Unidos... e fez! Realizou tudo o que planejou, pois teve fé nele mesmo, fé no seu próprio esforço, fé no seu foco, no seu treino, no seu Plano A. Ele nem gostava de pensar em Plano B, pois, para ele, pensar em Plano B já era sintoma de fracasso.Arnold foi premiado fisiculturista, famoso ator de Hollywood e eficiente governador da Califórnia.
Já a fé quando associada à dimensão religiosa, ganha roupagem transcendente. Melhor ainda – ao menos àquele que crê!
No caso dos cristãos, a definição de fé está no livro dos Hebreus (Hb 11, 1).
Você também encontrará a seguinte afirmação: “o justo da fé viverá” (Habacuc 2, 4; Romanos 1, 17).
Em vários momentos Jesus combatia o medo e a dúvida com a proposta e a experiência da fé. Várias vezes o Mestre disse aos ansiosos discípulos “homens de pouca fé”, ou “fracos na fé”. (Mateus 6, 30. 8, 26. 14, 31. 16, 8).Jesus deixa claro a necessidade de se ter fé em Deus (Marcos 11, 22).
E por falar em homens, em ser humano, todo ser humano já passou ou passará por crise de fé, especialmente quando diante da perversidade, da maldade, de injustiça. Até Jesus, que era divino, enfrentou, na sua humanidade, um momento de crise de fé... Numa situação de angústia Jesus disse: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste?” (Mateus 27, 46) – a mesma angústia de alma já registrada no Salmo 22(21), 2.
Sabemos que a fé é uma potência psíquica. Mas somente se torna verdadeiramente uma força mental quando praticada.
Vale a pena exercitar a fé.

 

Comente, compartilhe!