Guaxupé, quarta-feira, 24 de abril de 2024
Cairbar Alves de Souza
Cairbar Alves de Souza Cantinho Mineiro Advogado e Escritor

Homenagem a Luiz Vicente Ribeiro Calicchio

terça-feira, 10 de novembro de 2020
Homenagem a Luiz Vicente Ribeiro Calicchio Luiz Vicente Calicchio faleceu no último dia 8 de novembro (Foto: Redes Sociais)

Faleceu em Belo Horizonte, no último dia 8 de novembro, o querido amigo Luiz Vicente Calicchio. Disse-nos seu sobrinho Hebinho que ele estava sofrendo muito. A última vez que estive com o Luiz foi em uma audiência na 2ª Vara de Guaxupé, sobre um processo de Usucapião de sua família. Durante a audiência, sentei-me a seu lado por cerca de quinze minutos e ele já havia amputado uma das pernas. Estava em uma cadeira de rodas, já com acompanhante.
Luiz foi Promotor de Justiça, tendo desempenhado a função nas Comarcas de Jacuí e Uberaba. Foi Deputado Estadual por três mandatos, representando o município de Guaxupé.
Meses atrás, ele foi homenageado pelo Poder Judiciário de Guaxupé, em sessão presidida pelo então Juiz de Direito, João Batista Mendes Filho, ocasião em que proferiu discurso sobre o personagem do Major Sertório, avô de sua esposa.
Impressionante o poder exercido pelo Major Sertório, acho que como Delegado de Polícia de Guaxupé, mas que detinha uma extensa jurisdição, que compreendia inclusive grande parte do Estado de São Paulo. Consta que Major Sertório não titubeava: mandava prender quem não o obedecia.
De certa feita, quando o articulista trabalhava na Exportadora, Salvio Calicchio, muito amigo de Olavo Barbosa, procurou-o, propondo uma dobradinha para se candidatar à Prefeitura de Guaxupé, tendo o Luiz Vicente como candidato a prefeito e o colunista como vice. Olavo descartou a proposição.
Há anos, Luiz Vicente pediu à sua irmã Carmem que convidasse a família do articulista para passar o Réveillon na chácara da família. E fomos: o articulista, a esposa Wanda e o filho Cacá comemorar a passagem do ano com a família Calicchio. Noite inesquecível! Na oportunidade, Luiz presenteou o articulista com uma moeda de ouro, cunhada pelo Banco Central, e um livro sobre a vida do Sidarta. Luiz, além de advogado, era também formado em Filosofia, o que lhe permitiu ser Diretor da Fafig.
Voltando ao falecimento de Luiz, seu sobrinho Hebinho disse-nos que ele estava sofrendo por demais agora no final e que seria cremado em Belo Horizonte, para depois suas cinzas serem encaminhadas para Guaxupé, quando então se faria homenagem a ele.
O articulista já teve a oportunidade de falar sobre os benefícios da cremação. O principal deles é o de que o perispírito do desencarnante é ligado ao corpo físico por um chamado cordão de prata, e quando se dá o sepultamento, este cordão demora para ser extinto, ficando então o espírito ligado por longo tempo ao corpo. Quando da cremação, o cordão é queimado junto com o corpo, facilitando, assim, o completo desligamento entre o corpo e o espírito. Com base nisso, tivemos a cremação de Norberto Pasqua, Nicolino Sabbag e muitos outros que optaram, ainda em vida, pela cremação. Nossas preces ao querido Luiz!
 
 

Comente, compartilhe!