Guaxupé, quinta-feira, 25 de abril de 2024
Cairbar Alves de Souza
Cairbar Alves de Souza Cantinho Mineiro Advogado e Escritor

Maurinha, Maurinha, Maurinha

terça-feira, 5 de janeiro de 2021
Maurinha, Maurinha, Maurinha Maura com a filha Iara (Foto: Redes Sociais)

O Dr. Tonico, advogado querido, assim se expressou: “Hoje fomos surpreendidos com o trespasse repentino da “Maura da OAB”. Não há advogado que tenha utilizado das dependências e serviços da 57ª subseção da OAB/MG que não gostasse da “Maurinha”. Não há, também, qualquer cidadão que necessitasse dos serviços da OAB que não tenha ganho o respeito e atenção dela, principalmente os mais necessitados. Muito habilidosa na solução de pendências, sempre procurava o melhor caminho para abreviar a angústia daqueles que “batem” às portas da OAB à procura de assistência jurídica. Possuía lado humano aguçado e, ao contrário de muitos, não cultuava diferenças financeiras ou de qualquer ordem. Que seu modelo de conduta sirva de exemplo. Todos perdemos muito com a partida precoce da Maura e fica aqui nossa saudade. Até um dia.”
Ontem acordamos mais pobres, lá se foi a querida Maurinha, que por muitos anos trabalhou na OAB local, prestando serviços a todos os advogados e mesmo aos não advogados que a procuravam para um esclarecimento quanto a atendimentos, mormente por justiça gratuita e ela sempre disposta a esclarecer e ajudar a todos.
Sou testemunha que desde 1970, mais ou menos, a querida Maurinha já trabalhava na OAB, quando o Fórum ainda ali no prédio da atual Câmara de Vereadores.
A generosidade não consiste em doar de forma abundante e descontrolada, mas em como e quando doar adequadamente.
A criatura generosa é alguém que aprendeu a auxiliar os outros sem se ver obrigada a tomar para si os infortúnios que não lhe pertencem. Socorre os sofredores sem emaranhar-se na sua problemática emocional. Procura ser condescendente com as aflições alheias, mas não se envolve nelas. Ou melhor, não tenta carregar a cruz do mundo nas atividades que visam abrandar as dores terrenas.
O generoso não vive dilemas, pois aprendeu que não é necessário sofrer como um mártir, mas somente ser solidário e estar disposto a cooperar com as pessoas e apoiá-las sempre em tudo o que estiver ao alcance de suas possibilidades físicas e psicológicas.
Para auxiliar não precisamos passar o tempo todo obcecados por pessoas de quem gostamos, ou pensando de modo compulsivo na melhor maneira de ajudá-las. Há criaturas tão absorvidas nos problemas alheios, que não lhes sobra tempo para perceber e solucionar os seus.
Outras há que se tornam incapazes de viver a própria vida, sentindo-se responsável por todos os conflitos de parentes e amigos, não permitindo que eles se responsabilizem por seus atos.
Cada um de nós tem a potencialidade de sustentar seus semelhantes na mesma caminhada evolutiva. Sempre que tivermos a atitude de nutrir alguém, esse ato terá como resultado a nossa auto-nutrição.
Se o Criador nos deu uma vida social é porque, juntos, podemos amparar os passos vacilantes uns dos outros, enquanto que sozinhos, podemos tropeçar mais facilmente diante das  perigosas trilhas da jornada terrena.
A generosidade não consiste em doar de forma abundante e descontrolada, mas em como e quando doar adequadamente, como sempre o fez a inesquecível Maurinha. Que Deus e os bons espíritos a proteja.

Comente, compartilhe!